sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Resumo profissional da semana

Meu Deus
Dá-me paciência para aturar alguns colegas de trabalho
Porque se me deres força...
Parto-lhes as trombas!


Há gentinha com um poder imenso de nos tirar do sério. E se há coisas que me tiram do sério no local de trabalho, são injustiças e faltas de profissionalismo.
Há quem diga que as pessoas que já têm muitos anos de trabalho são acomodadas, não se interessam em aprender coisas novas, em fazer as coisas rapidamente, em mostrar trabalho, porque a antiguidade é um posto. E isto irrita-me. E irrita-me ainda mais saber que nem todos são assim e que de facto há muita gente, velhos e novos, a fazer um esforço muitas vezes sobrehumano para ter o trabalho feito, o seu e o dos outros.

Por outro lado, também não suporto os meninos acabadinhos de sair da faculdade, com conhecimento NULO, com experiência profissional NULA e que querem a papinha toda feita. E que amuam quando não a têm, que são incapazes de se esforçar um bocadinho mais.

Não tenho paciência pra isso... não fui a melhor aluna na faculdade, fui, na opinião de muitos uma baldas, mas compensava sempre o que não sabia com tempo. Podia estar num trabalho de grupo e não dar uma prá caixa, mas não arredava pé dali.
E nos empregos que tive até hoje sempre fiz o mesmo!
Compenso o que não sei, o que não compreendo, o que não consigo resolver sozinha com o tempo, com a minha presença, com diálogo, com aprendizagem. Ninguém pode dizer "Ela ignorou totalmente isto e nem quer saber". E é um conselho que já dei a várias pessoas. Porque há coisas que se podem controlar e a simpatia, o esforço e um bom ambiente de equipa são exemplos disso.
Já me tinham dito que ia ter muitos sapos vivos para engolir na minha vida profissional, se calhar está na hora de aprender a fazê-lo. Até esse dia, cá vou andando... a chegar a casa exausta, triste, revoltada, mas preserverante! E acredito piamente que as boas coisas acontecem às boas pessoas. E eu estou aqui pra ficar e se isso significa que tenho de lidar com as pessoas de forma cínica (como elas), então assim será!

Sem comentários:

Enviar um comentário