quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Da loucura à sabedoria

Uma vez, ainda adolescente, li uma qualquer frase daquelas todas filosóficas, muito próprias dessa idade, que dizia qualquer coisa como isto:

"Todo o ser humano é louco, pelo menos 5 minutos por dia. A sabedoria consiste em não exceder esse tempo."

Não sei se era literalmente isto, nem tão pouco quem foi o autor.
Na altura achei (como achava de todas aquelas frases-cliché) que sim senhora, era uma grande verdade! São ensinamentos de vida e toda a gente devia encher-se desta mini-literatura, acessível a todos, facílima de encontrar em capas de cadernos da escola.

Não levei isto ao literal, talvez porque uma vez uma das pessoas mais inteligentes que conheço me respondeu o seguinte, quando eu lhe disse a dita frase "Estava lixada... a minha loucura diária dura bem mais de 5 minutos!"

Nos últimos anos, encarei mais esta frase relacionando-a com "Pronto, deram-lhe os 5 minutos!".

Isto tudo porquê?
Cada vez vou conhecendo mais blogs. Sim, eu sei que quase ninguém conhece o meu e lido muito bem com isso, porque mais uma vez (de tantas que são ditas) o blog é pra mim, é meu, ninguém tem de saber dele e se alguém algum dia vier destilar ódio aqui pró estaminé, sinceramente, tenho de ler e aceitar, porque apartir do momento em que escrevo na blogosfera, toda a gente cá pode vir ter. Se não quiser assistência, ainda há diários e blocos e canetas à venda, por isso escrevo em casa, em papel, como nos bons velhos tempos.

Então, hoje, mais uma vez, vi um blog em que o autor tem severos problemas mentais.
Leva à risca o termo "Só estou bem onde não estou", tem surtos de burrice crónica, é falso moralista é... pah, não sei mesmo o que de bom eventualmente sai dali.
Não vou criticar pro dito blog as coisas lá escritas, não vou fazer comentários odiosos e anónimos como muito boa gente por aí faz. Mas da última vez que vi, este blog é meu e aqui sou livre de dar as minhas opiniões e falar do que bem me apetecer.

O que leva as pessoas a falarem das relações que têm com os namorados, como sendo fantásticas, fora de série, e nas entrelinhas irem dando a entender que já os encornaram forte e feio?!
O que leva as pessoas a afirmarem ser excelentes profissionais, mas dizerem abertamente que odeiam o trabalho que têm?!
O que leva as pessoas a falarem de como é bom mudar de terras e afastar-se de casa (dos pais, pra ser rebelde) mas é lá que vão passar meses de férias para que as sustentem quando não têm emprego?!
O que leva as pessoas a quererem a toda a força mostrarem-se pessoas que não são?!
O que leva as pessoas a manterem relações pessoais com outras, se nas alturas certas não estão juntas?!

Eu não sou um exemplo, mas quando falo, falo mesmo contra mim.
Se calhar sou louca mais de 5 minutos por dia. Mas há uma coisa que ninguém me pode tirar. É que sei que sou inteligente durante muito mais tempo! Nem que seja a dormir :)

Sem comentários:

Enviar um comentário